Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto: Wes Montgomery

Não me recordo a primeira vez que ouvi falar em Wes Montgomery, apenas que achei o nome engraçado. Em seguida um amigo, tambem guitarrista amador, comentou que ele tinha um jeito diferente de tocar, peculiar, que usava o dedão da mão direita para tocar as cordas da guitarra, sem palheta, e que costumava apoiar praticamente 3 dedos da mesma mão no corpo da guitarra para ter firmeza.

Não entendi muito bem o que meu amigo quis dizer, apenas tentei visualizar o que ele havia descrito e tentei fazer daquela forma. Foi uma tragédia. Fiquei com a mão dura, sem mobilidade, não conseguia tocar. Havia aprendido do jeito convencional, com paleta. E olha que eu tenho a peculiaridade de apoiar o dedinho da mão direita para ter firmeza na palhetada, coisa que foi criticada por incontáveis colegas. Imagina então tocar apoiando praticamente a mão inteira. Pois Wes tocava assim e era simplesmente fenomenal, inigualável!



Deixei de perder tempo imaginando, e fui atrás de conhecer a música por trás do nome, e foi algo que mudou meu jeito e ver a música em si e o instrumento que eu mais tocava (há pelo menos 10 anos não encosto em nenhum instrumento para tocar absolutamente nada).

Wes tocava quase sempre sorrindo, demonstrando alegria e satisfação naquilo que fazia. Além da fluência incomum que possuía no fraseado característico do jazz, em improvisos impossíveis, tinha uma caracterísitca única de usar oitavas e acordes em bloco no meio dos solos, dando "corpo" e "alma" às melodias. Só ouvindo para entender e, uma vez entendendo, é praticamente impossível não se apaixonar por sua música!



Wes Montgomery foi um músico único. Auto-didata tardio, começou a tocar apenas aos 19 anos, influenciado pelo mestre Charlie Christian. Nascido em 6 de Março de 1925 e falecido precocemente aos 43 anos em 1968, deixou uma obra invejável em sua curta carreira,  e se tornou referência para qualquer um que queira se aventurar pelo Jazz e pelo universo das seis cordas.

O vídeo abaixo é de "Round Midnight", um clássico, mas é possível encontrar vários outros vídeos de Wes no YouTube e outros canais na internet.





Fica aqui a recomendação para aqueles que não conhecem e quiserem ouvir um músico insubstituível!